Restaurante Águia D'Ouro

Rua Ferreira Caldas, n.º 94 4815-431 Caldas de Vizela

História

Fundado em 1990 por Maria da Conceição Correia de Sampaio e António Azevedo Pinto, juntamente com o sócio capitalista, José Pinheiro, na Rua Ferreira Caldas, n.º 94.

António Azevedo Pinto desde tenra idade, ajudava a sua mãe na mercearia da família, sita no lugar da Coutada, Freguesia de Regilde.

A paixão pela área da restauração foi crescendo, até que a certa altura, criou o seu próprio negócio, um restaurante, num espaço reduzido, com apenas duas mesas e um balcão, localizado no centro de Vizela.

Na década de 80 fundou um restaurante na Rua da Rainha, tendo sido proprietário durante 14 anos. Maria da Conceição Correia de Sampaio começou a trabalhar no referido restaurante após 11 anos da data da sua abertura, onde se manteve durante 3 anos.

Devido à dimensão reduzida do espaço do restaurante e face ao aumento da procura, António Azevedo Pinto e Maria da Conceição Correia de Sampaio, entretanto casados, sentiram a necessidade de transferirem a atividade para um espaço de maior dimensão.

Na Rua Ferreira Caldas existia um prédio degradado, outrora um lugar que oferecia dormidas e servia refeições, conhecido como “Pensão Águia D´Ouro”, que correspondia às suas necessidades.

Após obras de remodelação, abriram o restaurante, mantendo o nome pelo qual o edifício era conhecido.

O Restaurante Águia D´Ouro, dedica-se às atividades de preparação e venda de refeições, servidas pelo processo tradicional. Como refeições principais servem: Cabrito; Vitela; Rojões com Papas de Sarrabulho; Frango à Bordalesa; Lampreia; Arroz de Pica no Chão; Açorda; Massada de Peixe; Polvo; Lulas à Bordalesa; Lulas Recheadas, Feijoada de Peixe; Peixe Assado no Forno, entre outros.

Os pratos são confecionados em forno a lenha, sendo as panelas colocadas ao lume pelas 7h00/8h00 da manhã, de modo a permitir que a comida possa ser servida por volta das 12h00.

Como sobremesas, servem: Leite Creme; a receita mais antiga da casa; Bolinhol; Rabanadas; Aletria; Pudim; entre outros, dispondo de 3 salas com capacidade para 252 pessoas.

Alguns clientes são já da 4.ª geração, significando que não pararam no tempo e que o Restaurante mantem o serviço e a qualidade de outrora. Desde batizados a outros tipos de eventos, o Restaurante Águia D´Ouro faz parte integrante da dinâmica, das rotinas diárias e da memória dos Vizelenses, assim como de tantas outras pessoas que por lá foram passando ao longo dos anos, incluindo estrangeiros.

O edifício (outrora uma Pensão), apesar de ter sido alvo de obras de recuperação, mantém a traça exterior e parte da interior, constituída por pedra, assim como a estátua da águia, que se encontra na sala principal do restaurante.

Fotografias