Rua Ferreira Caldas, n.º 115, 4815 - 431 Caldas de Vizela
Fundada em 1932 por José Pinto & José Soares Vasconcelos, inicialmente na Rua Dr. Abílio Torres, transferindo-se em 1988/9 para o local atual, na rua Ferreira Caldas.
José Soares Vasconcelos, começou a trabalhar aos 10 anos de idade na Ourivesaria Gomes, na Póvoa de Varzim, onde aprendeu a arte da ourivesaria.
Quando José Pinto e José Soares Vasconcelos iniciaram o negócio dedicavam-se, para além da venda, ao fabrico de peças em ouro e prata. No decorrer dos anos e da consequente industrialização deste processo, deixou de ser rentável o fabrico manual e, a partir de aproximadamente do ano 2000, passaram a encomendar a maior parte das peças às fábricas, colocando posteriormente o logotipo da “Ourivesaria J. Pinto & Soares Lda.”.
Até cerca de 2003, fabricavam alianças, outros anéis e brincos, terminando definitivamente com o fabrico manual a partir desta data.
O filho de José Soares Vasconcelos, Manuel Vasconcelos, começou a trabalhar na ourivesaria, com 12 anos de idade, a “vender brincos” (expressão que se utilizava na altura).
Após o falecimento dos sócios fundadores, José Soares Vasconcelos (1990) e José Pinto (1974), a 1.ª geração do negócio, os filhos ficaram a gerir o negócio, Manuel Vasconcelos e Fátima Pinto, respetivamente, constituindo a 2.ª geração.
Vinício Miguel Carvalho de Vasconcelos, filho de Manuel Vasconcelos e a 3.ª geração no negócio, cresceu a acompanhar o pai quando este participava em feiras. Também já o seu pai havia acompanhado o seu avô nas feiras em Paços de Ferreira, Vila das Aves, entre outras localidades.
Em fevereiro de 2003, o atual proprietário, entrou para o negócio da ourivesaria, depois de cerca de 8 anos de trabalho na área do calçado e após o pai se ter reformado. Sentiu que não queria abandonar aquilo que os seus antecessores haviam construído, crescendo o seu desejo de dar continuidade ao negócio, onde permanece até aos dias de hoje.
Foi a primeira ourivesaria com fabrico próprio em Vizela, tendo um notável significado emocional, para as gerações de famílias que marcaram e/ou celebraram importantes datas com o ouro ou prata da “Ourivesaria J. Pinto & Soares”.
O edifício datado de 1988/9 pertencente à família Pinto. A decoração e o mobiliário mantêm-se os originais, incluindo a mesma disposição inicial em algumas situações, contando ainda com algumas relíquias e mobiliário. A oficina,que constituiu a essência da casa, permanece intacta.