Rua da Trancosa, n.º 951 4815-629 Tagilde
Luís Peixoto e Maria José da Silva Medeiros criaram o seu negócio em 1982 no rés-do-chão da casa dos pais de Luís Peixoto, no Lugar da Trancosa, Freguesia de Tagilde.
Os seus pais, Arlindo Peixoto e Maria Alice Teixeira, trabalhavam no fabrico de farinha, como moleiros, inicialmente em Fareja (Fafe) e depois no Lugar da Ramalhada (Sto. Adrião de Vizela), tendo-se mudado mais tarde para o Lugar do Outeiro (Regilde).
Em 1977 decidiram abrir um tasco/venda, drogaria e supermercado, no rés-do-chão da casa e anos mais tarde, transferiram a responsabilidade e logística das rações, adubos e sulfatos para o seu filho mais velho, Luís Peixoto.
Desde muito novo que Luís Peixoto ajudava os pais no trabalho (como moleiros) e tinha uma ligação muito próxima com os agricultores.
Luís Peixoto e a sua esposa, Maria José da Silva Medeiros, iniciaram por conta própria, a atividade de comércio na área agrícola, em 1982, tendo em 1991, transferido o negócio para o local onde se encontra atualmente.
Com o passar dos anos, o negócio foi crescendo e a partir de 2020 aumentaram a diversidade da oferta, passando a disponibilizar mais produtos de drogaria, indo de encontro às necessidades dos clientes.
A Família Peixoto sempre foi conhecida em Vizela pelos “Moleiros”, nome que deriva da profissão dos bisavós e avós de Luísa e Rui Peixoto, atuais proprietários, pelo que em 2020 decidiram acrescentar “O Moleiro” à designação da empresa.
Luísa e Rui Peixoto, 2ª geração, começaram desde cedo a ajudar os pais, estando a tempo inteiro envolvidos na dinâmica do negócio, desde os 18 e 15 anos, respetivamente. Os pais e fundadores, Luís Peixoto e Maria José da Silva Medeiros, mantiveram-se no ativo até 2020 e 2005, respetivamente.
O Moleiro Luís Peixoto Lda desenvolve as atividades no comércio de produtos agrícolas, loja de ferramentas, drogaria e soluções de aquecimento. Comercializa ainda rações, produtos fitofarmacêuticos, fogões a lenha, salamandras e pellets.
Luís Peixoto foi o primeiro a iniciar um negócio no ramo agrícola na Freguesia de Tagilde e a empresa “O Moleiro“ é provavelmente a maior casa Agrícola do Concelho.
Em termos de equipamentos, Luís Peixoto, guarda com a mesma paixão de outrora: as mós em pedra, que atualmente servem de decoração no jardim; uma carrinha da marca Bedford, que não sendo a original, encontra-se restaurada e é igual à carrinha que utilizava para a venda de porta-a-porta e transporte de produtos e materiais; o sistema de transporte-carroça, puxado por uma mula para transportar os sacos de farinha, que Luís Peixoto utilizava há cerca de 50/60 anos atrás, assim como outros bens, tais como: balanças; pesos; picos de picar as mós; arreios e albarda (utilizados nas mulas para o transporte dos sacos de farinha) e ferramentas, que se encontram em exposição em local privado.