Loja do Sol

Rua Doutor Pereira Caldas, n.º 11 4815- 516 Caldas de Vizela

História

A Loja do Sol foi fundada há 67 anos, a 14 de Novembro de 1956, por Horácio Ribeiro Borges, no local onde ainda hoje se encontra, na Rua Doutor Pereira Caldas.

Conhecida por “Loja de Fazendas”, comercializava na época todo o tipo de retrosaria, tecido a metro, fios de algodão, lãs, lingerie, entre outras peças de vestuário.

José Martins Ribeiro Borges, filho de Horácio Ribeiro Borges (óbito a 1987) ajudava o seu pai na loja e à sua morte, assumiu a gerência da Loja do Sol, constituindo em 1996, um colaborador a sócio, José Alcino da Cunha Ferreira.

Em 1987, Vítor Martins, sobrinho do fundador, iniciou a sua colaboração na loja e Hélder Azevedo, iniciou em 1985. Em 2016, tornam-se proprietários da loja, terminando assim o legado de quase 20 anos de José Alcino da Cunha Ferreira.

Nos anos 70 e 80, em resposta às necessidades dos clientes e face às tendências de moda, a Loja do Sol começou a dedicar-se ao Pronto-a-Vestir.

Ao longo dos anos, foram representando diferentes marcas que comercializavam de acordo com os gostos e as preferências do mercado.

A Loja do Sol foi a primeira no seu segmento em Vizela, contando com 3 lojas físicas até à presente data. É presumivelmente a loja mais antiga de comércio tradicional de rua em Vizela, que desde a sua abertura, tem conquistado gerações de clientes, desde os avós aos netos.

A sua designação inicial “Loja do Sol”, tem já 67 anos e irá manter-se enquanto as portas estiverem abertas ao público, facto que tem ajudado a perpetuar a sua identidade.

A loja já passou por algumas remodelações no seu interior, nos últimos 30 anos, por forma a se manter atual e atrativa. A fachada original mantém-se, assim como o “metro” utilizado para cortar os tecidos e fazendas, em madeira; uma máquina de calcular e um bloco de anotações, com mais de 30 anos, designado por “Livro dos Calotes”, onde anotavam os clientes, identificados por “alcunhas”, que levavam a roupa e “se esqueciam de pagar”.

Fotografias