Rua Dr. Abílio Torres, n.º 431 4815-552 Caldas de Vizela
A Casa do Bolinhol Kibom foi fundada em 1974 por Maria da Conceição da Silva Ferreira, na Rua Dr. Abílio Torres nº 431, onde se encontra atualmente.
O famoso Bolinhol foi criado por Joaquina Ferreira Pedrosa da Silva (1874-1922), que se dedicava à confeção e venda de "Doces de Gema", Cavacas, Sardões, Passarinhas e outros Biscoitos.
Maria da Conceição Ferreira (neta de Joaquina Ferreira Pedrosa da Silva), em 1959, com 38 anos, foi para o Brasil, e durante os 3 anos e meio que aí residiu, organizou cursos de culinária para senhoras, que quando experimentavam o Bolinhol, exclamavam “qui bom”, o que originou o nome atual da pastelaria “Kibom”, segundo o relato da atual proprietária e filha de Maria da Conceição da Silva Ferreira.
Por volta de 1974, Maria da Conceição Ferreira, inaugurou a loja “Casa do Bolinhol – Kibom” ao lado da Casa Pão de Ló Delícia, na casa onde era a sua residência.
A Casa do Bolinhol – Kibom, dedica-se ao fabrico de produtos de confeitaria, com fabrico próprio e comercialização do Pão-de-Ló Coberto de Vizela – Bolinhol, Pão de Ló Tradicional e muito mais, tais como: Sidónios; Afrodites; Pudim Fino; Lencinhos de Ovos Moles - fabricados com a massa do Bolinhol depois recheados; Fios de Ovos e Lampreia de Ovos; Glórias; Almendrados (vulgares massapães); Cavacas; Bolo-Rei, pastelaria diária e pastelaria miniatura, na qual se destacam os Éclairs.
Até à data, Maria de Fátima Salgado mantém-se fiel à linha de fabrico herdada da sua mãe, Maria da Conceição da Silva Ferreira e avós, dando continuidade a uma tradição doceira que se tornou uma referência em Vizela.
A casa, que era a residência de Maria da Conceição Ferreira, passou por remodelações e modificações profundas ao longo dos anos, mantendo sempre a fachada.
Existe um espaço museológico, em uma das salas, constituído por peças e detalhes, utilizados por Maria da Conceição da Silva Ferreira ao longo dos anos, como por exemplo: formas; balanças; peneiras; rapadores; documentação; fotografias; entre muitos outros. Deste modo, Maria de Fátima Salgado, atual proprietária e 4ª geração, presta homenagem, mantendo viva as emoções e o longo trabalho de dedicação e paixão pela doceria de Maria da Conceição da Silva Ferreira.