Restaurante Adega Avelino

Rua Dr. Pereira Caldas, n.º 34 4815-516 Caldas de Vizela

História

O restaurante foi fundado em 1964, por Avelino Novais Ribeiro (1937-1986) e sua esposa, Maria Dolores Ribeiro Fernandes (nascida em 1939), na Rua Dr. Abílio Torres, tendo a designação atual de “Adega Avelino”.

A vontade de Avelino Novais Ribeiro em abrir um negócio próprio, aliado ao conhecimento de Maria Dolores Ribeiro Fernandes, adquirido ao longo dos anos na cozinha, motivou-os a fundarem a “Adega Avelino”, em 1964.

Serviam nessa altura, petiscos e refeições rápidas, tendo como clientela principal, os funcionários das empresas que se fixavam na região, na zona envolvente do rio Vizela.

Localizado em frente ao Parque das Termas, na Rua Dr. Abílio Torres, mudaram-se em 1965 para a Rua Dr. Pereira Reis e em 1968, pela necessidade de um espaço maior, para a Rua Dr. Pereira Caldas, onde se mantêm até hoje.

Albano Agostinho Ribeiro, filho dos fundadores, juntamente com a esposa Rosa Maria Neto Pereira, deram seguimento ao negócio, há mais de 36 anos, acompanhados pela sua mãe e pelo seu irmão Alfredo Ribeiro.

A “Adega Avelino” dedica-se às atividades de preparação e venda de refeições, enquadradas na categoria de restaurante típico. Como refeições principais servem: Pica no Chão; Arroz de Polvo; Arroz de Cabidela; Bacalhau à Avelino (recheado); Cabrito, Cozido à Portuguesa; Salmão Grelhado; Rojões; Rancho, entre outros. Como sobremesas servem: Pudim; Sericaia; Cheesecake de Frutos Vermelhos; Bolinhol, entre outros.

O espaço dispõem de 2 salas com capacidade para 60 pessoas.

O restaurante é também um espaço de encontro e convívio de amigos, que se juntam para jogar umas partidas do popular jogo de cartas, a sueca.

Ao longos dos anos, foram efetuadas algumas remodelações e ajustes, mantendo no entanto a traça original. Como elementos decorativos podem-se encontrar peças, outrora utilizadas na dinâmica diária do espaço, nomeadamente: fogareiros a petróleo; balanças; rádio; medidores de vinho; canecas e garrafas de vinho; utensílios de cozinha; entre outros.

Existe ainda um cantinho especial, o “Museu da Adega Avelino”, onde Albano Agostinho Fernando Ribeiro guarda religiosamente alguns utensílios, materiais e peças outrora utilizados pelos seus pais, sendo seu objetivo abrir este espaço museológico ao público.

Fotografias